Se você está procurando sobre “o que causa a queda de cabelo”, está no lugar certo. Afinal, neste conteúdo, você será capaz de identificar quais são as principais causas e como tratar.

Isso porque, a queda de cabelo tem um forte impacto na autoestima das pessoas – tanto homens quanto mulheres. 

Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a queda de cabelo frequente.

Engana-se, por outro lado, quem pensa que precisa ter uma certa idade para que essa condição clínica ocorra. 

Na verdade, a queda de cabelo tem se mostrado mais presente entre os jovens, principalmente aqueles que estão na faixa etária de 20 a 35 anos. 

Quer aprender mais sobre o assunto e descobrir, afinal, o que causa queda de cabelo e como tratar essa condição de uma vez por todas?

Então, continue conosco e boa leitura!

O que causa a queda de cabelo? Principais Causas

Nos tópicos a seguir, você conhecerá, de fato, o que causa a queda de cabelo e como as mais variadas situações do dia a dia podem contribuir para o desenvolvimento – ou até mesmo o agravamento – da queda de cabelo.

Acompanhe!

Estresse

Quem não tem uma rotina agitada, que atire a primeira pedra. No entanto, essa correria do dia a dia é um dos principais motivos para a instalação do estresse.

Afinal, é tanta coisa para dar conta que chega a sufocar, não é mesmo? Porém, o estresse pode estar associado a muito mais do que esgotamento físico e mental.

Na verdade, ele possui uma forte relação com a queda de cabelo (excessiva), pois contribui para o enfraquecimento dos fios, tornando-os mais quebradiços e suscetíveis à queda mais facilmente.

Alopécia

A alopécia, popularmente conhecida como calvície, é a ausência ou até mesmo a queda dos cabelos, seja ela definitiva ou transitória, e que pode ocorrer de forma localizada ou em todo o corpo.

Essa condição clínica possui duas causas: alteração hormonal ou hereditariedade. Sim, a alopécia é uma característica que passa para a próxima geração, infelizmente.

Em alguns casos, os avançados, inclusive, a alopécia não tem tratamento, exceto o implante de cabelo – funcionando apenas como uma solução do ponto de vista estético.

Covid-19

Algumas pesquisas mostram que pacientes acometidos com Covid-19 tiveram, além dos sintomas de ordem respiratória, comprometimento no couro cabeludo.

Dessa forma, notou-se uma queda de cabelo precoce em que havia contraído a infecção. 

Relatos dos próprios pacientes mostraram que a queda começou a partir da sexta semana após a instalação da Covid-19.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é um condição que se traduz na deficiência da produção de hemoglobina por conta da escassez de ferro na corrente sanguínea.

A hemoglobina, por sua vez, é uma proteína responsável por conduzir o oxigênio para os tecidos corporais e outras regiões, como o couro cabeludo.

Um dos seus principais sintomas, por conta disso, além da palidez cutânea, mal-estar generalizado, fadiga e cansaço, é a queda de cabelo, visto a deficiência de nutrientes que chegam aos fios.

Alterações hormonais

As alterações hormonais também são fatores desencadeantes da queda de cabelo excessiva, tanto em homens quanto em mulheres. 

Diferentemente do que muitos pensam, não é só quando a menopausa/andropausa é instalada que a queda de cabelo pode vir a acontecer.

Na verdade, qualquer alteração hormonal, inclusive em mulheres que trocaram o método anticoncepcional, podem sofrer com a queda de cabelo.

Gravidez

Na verdade, a queda de cabelo em mulheres no pós parto é bastante comum. Isso porque, há um estresse gerado após o parto, bem como alterações fisiológicas e hormonais. 

Normalmente, a queda de cabelo nesta situação pode surgir nos primeiros 4 meses após o parto e pode durar mais 2 meses.

Em alguns casos, diga-se de passagem, a queda de cabelo também pode surgir ainda durante a gestação, mas é uma situação bem mais rara e que está associada ao aumento repentino de progesterona.

principais-causas-da-queda-de-cabelo

Como saber se o cabelo está caindo em excesso?

Sim, a queda de cabelo pode ocorrer de forma natural. Na verdade, é esperada uma queda de, aproximadamente, 100 a 150 fios diariamente. 

No entanto, é bastante comum esse número variar diante de certas situações. Inclusive, elas variam de pessoa para pessoa de acordo com vários fatores, como genéticos, por exemplo.

Logo, para saber o que causa queda de cabelo, é fundamental notar que uma queda de cabelo é considerada excessiva quando mais de 200 fios são perdidos em apenas um dia. 

Quando buscar ajuda para queda de cabelo?

Quando você notar que a queda de cabelo deixou de ser natural e passou a ser excessiva – geralmente você percebe essa alteração pela quantidade de cabelo que fica na escova ao pentear – é hora de procurar tratamentos completos para a queda de cabelo.

Isso porque, provavelmente, o cabelo está quebradiço, sem força e sem brilho devido à deficiência de certas vitaminas e minerais e outros compostos necessários para revitalizar o couro cabeludo.

Existe tratamento para queda de cabelo?

Agora que você aprendeu, afinal, o que causa queda de cabelo, chegou o momento de conhecer os tratamentos disponíveis para evitar/reduzir/tratar esse problema.

Afinal, hoje, existem tratamentos completos para a queda de cabelo excessiva e que não causam prejuízos à saúde do paciente.

Os produtos da Linha Imecap® Hair, por exemplo, são formulados com importantes nutrientes que atuam de dentro para fora e de fora para dentro, ajudando no crescimento saudável e fortalecimento dos cabelos e das unhas, prevenindo a queda.

Além disso, todos os produtos dessa linha são dermatologicamente testados, não possuem parabenos em sua composição, são hipoalergênicos, possuem função anticaspa e possuem eficácia comprovada.

Conheça toda a linha de produtos da Imecap® Hair e descubra como ter cabelos mais fortes, brilhosos e saudáveis!

Perguntas frequentes sobre causas para a queda de cabelo

Ainda tem dúvida sobre o assunto? Então, acompanhe a resposta das dúvidas mais frequentes sobre o que causa queda de cabelo.

Qual é a principal causa de queda de cabelo?

Na verdade, a SBD informa que não existe apenas uma causa para a queda de cabelo. Isso porque, essa condição é de ordem multifatorial.

Assim, tanto disfunções hormonais como características genéticas e até mesmo o estresse do dia a dia podem contribuir para a queda de cabelo.

O que fazer quando o cabelo começa a cair muito?

Um dos passos mais importantes é procurar ajuda médica caso a queda de cabelo seja excessiva, inclusive se ela vier acompanhada de alguma outra condição, como irritações no couro cabeludo.

No entanto, na maioria dos casos, a queda de cabelo é algo transitório. Neste cenário, existem diversos tratamentos completos que tem se mostrado muito eficazes contra a queda de cabelo, como o produtos da linha Imecap® Hair. 

Qual é a falta de vitamina que faz o cabelo cair?

Vitaminas do complexo B, principalmente B5, B9 e B12 são as responsáveis por garantir cabelos fortes e saudáveis.

Logo, quando estão em falta, podem comprometer o couro cabeludo, além de outras áreas do corpo, como as unhas dos pés e das mãos, diga-se de passagem.

Com a correria do dia a dia, é quase impossível manter uma alimentação saudável e equilibrada, a qual seja possível atender às recomendações nutricionais de cada pessoa.

Neste cenário, a falta de vitaminas e nutrientes, como zinco, ferro, proteína, , contribui de forma significativa para a queda excessiva de cabelo.

Por conta disso, pode ser importante utilizar suplementos vitamínicos para alcançar as doses necessárias de nutrientes e vitaminas e, assim, conseguir cabelos mais fortes.

cabelo-feminino-forte-e-saudavel

Conclusão

No conteúdo de hoje, você pode descobrir, afinal, o que causa queda de cabelo, bem como pode identificar o melhor momento para procurar ajuda.

Além disso, teve a oportunidade de conhecer alguns tratamentos bastante promissores no que diz respeito à queda de cabelo – tanto em homens quanto em mulheres.

Dessa forma, a linha Imecap® Hair surge com a proposta de revitalizar o seu cabelo, proporcionando mais brilho, força, resistência e, assim, diminuindo a queda capilar.

Acesse o nosso site e conheça a linha completa que a Imecap® Hair desenvolveu para a saúde dos seus cabelos!

Tags:

Compartilhe esse post com seus amigos!

Você também pode gostar

Mulher utilizando Imecap Hair Gummy

Compartilhe esse post com seus amigos!

2 min de leitura
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit. Nulla rutrum odio risus, egestas fermentum tortor scelerisque sit amet. Nullam cursus, quam et aliquet cursus, libero neque vestibulum eros,…

Você também pode gostar

Mulher utilizando Imecap Hair Gummy

Compartilhe esse post com seus amigos!

2 min de leitura
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit. Nulla rutrum odio risus, egestas fermentum tortor scelerisque sit amet. Nullam cursus, quam et aliquet cursus, libero neque vestibulum eros,…