A queda de cabelos é uma queixa extremamente comum entre a população, e sabemos que como as causas são multifatoriais é necessária a avaliação dermatológica e tratamento de cada quadro
Independentemente da idade, sexo e de outras questões, existem nutrientes fundamentais para a manutenção de uma fibra saudável. Vamos aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo exclusivo que a FQM preparou para você!
Quais são as principais causas da queda de cabelo?
Antes de aprender quais nutrientes podem ser úteis para a manutenção de cabelos saudáveis e fortes, é importante conhecermos, afinal, quais são as principais causas para o desenvolvimento desse problema.
Hoje, sabemos, que além de fatores genéticos, fatores como estresse, ansiedade e alimentação devem ser levados em consideração, pois eles favorecem a queda de cabelo, e também podem agravar o quadro para aqueles que já possuem uma predisposição.
Acompanhe!
Estresse
O estresse é indicado como um importante fator de risco para o desenvolvimento da maioria das doenças, desde cardiovasculares até comprometimento do sistema imunológico.
É importante ressaltar que o estresse não tem associação apenas com o esgotamento mental e/ou físico, mas também com a saúde capilar.
O estresse Emocional, mental quando ocorre de forma excessiva, pode contribuir para alterações do ciclo capilar que após alguns meses geram o aumento da perda diária dos fios. Além disso, pode servir de gatilho para maior atividade para portadores de doenças imunológicas que afetam os fios, em pacientes predispostos, como a alopécia Areata, um dos tipos de alopecia.
Alimentação
Ter uma alimentação saudável e equilibrada é uma tarefa bastante complexa atualmente – Por conta de diversos fatores, pode ser difícil atender às necessidades nutricionais de cada indivíduo sem suplementação nutricional.
Dessa forma, é muito importante aprofundar os seus conhecimentos sobre quais vitaminas e nutrientes são essenciais para mantermos a saúde capilar adequada, e entendermos que deficiências nutricionais podem causar a queda de cabelos, dificultar a recuperação dos fios, além de piorar a qualidade dos mesmos.
A deficiência de micronutrientes como ferro, vitamina b12 e vitamina D, e zinco podem alterar o ciclo capilar, gerando queda precoce dos fios, que neste, caso, pode ser recuperada com acompanhamento nutricional e reposição adequada de micronutrientes. Este paciente precisará também de investigação médica para avaliar as causas e comorbidades associadas, como, por exemplo, a anemia ferropriva t, além da orientação de um nutricionista para manter dieta adequada para seu quadro.
Qual é a importância das vitaminas para a queda de cabelo?
O cabelo saudável, bonito e cheio de vida é o sonho de muitas pessoas – tanto homens quanto mulheres –, concorda?
Hoje em dia, existem diversas maneiras para deixar as madeixas radiantes, como os tratamentos com vitaminas que previnem a queda de cabelo.
Afinal, as vitaminas, por conta de todos os seus benefícios, é muito utilizada na produção de cosméticos e demais produtos para o cabelo, pele, unha, etc.
As vitaminas, por sua vez, contribuem para deixar os cabelos mais saudáveis e manter as fibras mais resistentes aos danos causados por agentes externos, como altas temperaturas da prancha, secador, danos químicos, etc.
Quais as melhores vitaminas para parar a queda de cabelo?
Abaixo, conheça um pouco mais sobre as melhores vitaminas para parar/evitar a queda de cabelo. Vamos lá?
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e B7 (biotina). São fundamentais para que as células do couro cabeludo se mantenham saudáveis.
O recomendado é ingerir as vitaminas do complexo B por meio da alimentação. No entanto, nem sempre é possível alcançar essa recomendação por via natural.
Logo, é neste cenário que entra a importância de suplementar a melhor vitaminas para a queda de cabelo e, assim, evitar que o problema se desenvolva ainda mais.
Nutrientes Complementares
Além das vitaminas do complexo B, há também outros nutrientes como cromo, selênio e zinco que contribuem para saúde capilar.
Além disso, o consumo de proteínas e aminoácidos contribui para a estrutura e a qualidade dos fios
O que tomar para fortalecer o cabelo?
Atualmente, existem Suplementos que contribuem para a redução da queda capilar e na melhora da resistência e do aspecto dos fios e das unhas. Além das vitaminas e minerais, proteínas e aminoácidos como colágeno hidrolisado: cisteína e a L-cistina, auxiliam na manutenção de uma fibra capilar saudável.
Conclusão
Neste conteúdo exclusivo, você, caro leitor, foi capaz de descobrir, afinal, qual a melhor vitamina para a queda de cabelo, bem como quais são as principais causas deste problema.
Além disso, pode conhecer tratamentos promissores que possuem um alto potencial para tornar os cabelos mais fortes e saudáveis – tanto para homens quanto para mulheres.
Fale com seu dermatologista para escolher um produto que seja adequado para o seu tipo de cabelo e que atenda suas necessidades vitamínicas.
Você também pode gostar
O que causa a queda de cabelo e como tratar queda excessiva
Cabelo quebradiço: previna a quebra do cabelo com dicas de hábitos saudáveis e suplementação adequada
Você sabe o que é hipoalergênico?
Você também pode gostar